Características da língua inglesa
Inglês americano é o inglês usado nos Estados Unidos da América (EUA).
Inglês britânico é o inglês usado no Reino Unido (RU) e no resto das Ilhas Britânicas. Esta variante inclui todos os dialetos usados nas Ilhas Britânicas.
Inglês britânico é o inglês usado no Reino Unido (RU) e no resto das Ilhas Britânicas. Esta variante inclui todos os dialetos usados nas Ilhas Britânicas.
O inglês britânico possui um considerável grau de uniformidade na sua escrita. Em grande medida, ele é praticamente a mesma língua ensinada nas escolas de todos os países falantes de inglês, exceto na América do Norte. Por outro lado, as formas do inglês falado – dialetos, sotaques e vocabulário – usado pelas Ilhas Britânicas varia consideravelmente mais do que na maioria das áreas do mundo onde se fala o idioma, mais até do que nos Estados Unidos, devido a uma longa história de desenvolvimento de dialetos nas áreas sob a influência da Grã-Bretanha e na Irlanda. Além disso, as variações de sotaques e dialetos não se restringem às existentes entre Inglaterra, Irlanda do Norte, País de Gales, Escócia (que formam o Reino Unido) e Irlanda, mas também dentro dos próprios países. Também há diferenças no inglês falado por diferentes grupos sócioeconômicos de qualquer região. A variante falada pelas pessoas cultas do sul da Inglaterra (conhecida como Received Pronunciation, Inglês da rede de televisão BBC ou Inglês da Rainha) é tradicionalmente considerada o "inglês padrão". Ultimamente, a BBC e outras redes de televisão têm intencionalmente se utilizado de apresentadores com sotaques e falantes de dialetos diversos, com o que o conceito de "inglês padrão ou correto" vem perdendo a sua importância.
O inglês americano é padronizado em todos os EUA em sua forma escrita, mas também há variações regionais, especialmente na pronúncia e vocabulário. No entanto, o discurso americano é praticamente uniforme por todo o país, principalmente devido à influência dos meios de comunicação de massa e da grande mobilidade social dentro dos Estados Unidos. Depois da Guerra Civil Americana, a colonização dos territórios do oeste por migrantes provenientes do leste dos EUA ocasionou uma mistura e um nivelamento de dialetos. Consequentemente, os dialetos regionais possuem diferenças mais acentuadas entre si na Costa Leste do país. O sotaque e dialeto da variante do inglês americano falado na região centro-oeste do país, frequentemente usado por apresentadores de telejornais, é tradicionalmente considerado o padrão {não oficial} do inglês americano.
Fonte: Wikipédia